domingo, 15 de setembro de 2013

Resultado e Gabarito - OBMEP 2° Fase - Prova dia 14/09/2013

Bom dia a Todos!!! prova OBMEP 2013, prova OBMEP dia 14/09/2013, gabarito OBMEP dia 14/09/2013 , resultado OBMEP dia 14/09/2013 , gabarito OBMEP 2013. gabarito obmep 14/09/2013

Para todos os que vão realizar a prova da 2° Fase  OBMEP - Olimpíada Brasileira de Matemática no dia 14/09/2013, estarei abrindo espaço aqui no blog para que comentem sobre seus resultados, e postem os seus gabaritos para que seja formado um Extra-Oficial até que seja divulgado o Oficial no Site OBMEP http://www.obmep.org.br/

Os resultados serão divulgados no site oficial da OBMEP, enquanto esperamos por isso, vamos montando os nossos próprios gabaritos para que possamos matar (pelo menos um pouco) a nossa ansiedade pelos resultados.

É isso ai pessoal,  e se alguém souber de mais alguma coisa, é só postar nos comentários que publicarei aqui no blog.

Para quem quiser estudar um pouco ainda, clique aqui  e veja as provas anteriores.

21 comentários:

  1. postem os gabaritos aqui pesssoal

    ResponderExcluir
  2. Na A eu coloquei 1080 tbm.
    Na B eu deixei em branco.
    Na C eu coloquei porque o número 13 é primo.

    ResponderExcluir
  3. Vou colocar só as que eu lembro.
    3. A - Não lembro (mas convenhamos que todo mundo acertou) . B. Primeiro jeito : colocar 1 em todos os quadradinhos, segundo jeito: colocar 1 apenas em uma das diagonais e zero no resto, terceiro jeito: inverter o segundo jeito (trocar a diagonal e colocar zero no resto), quarto jeito: fazer um X com algarismos iguais à 1 e colocar zero nos quatro quadradinhos restantes. C. Para que a diagonal, coluna ou linha recebesse "1" a soma teria que ser ímpar...Mas o preenchimento dos quadradinhos só era feito com 0 ou 1. Então, as somas possíveis para as diagonais, linhas e colunas ímpares era: 1 (100-001-010) ou 3 (111). A troca de um dos algarismos de uma dessas possibilidades faria com que a soma 1 se tornasse 0 ou 2 e a soma 3 se tornasse 4 (o que é impossível) ou 2. Outras solução menos complicada seria dizer que se n é par, n+1 e n-1 é impar. Sendo que a troca do algarismo de um dos quadradinhos sempre fazia com que a soma total sofresse uma variação de 1 unidade. D. Essa eu não consegui fazer...Mas eu chutei (errado)...Considerei que, para a soma ser ímpar, o preenchimento deveria ser do tipo 111 ou 010. No segundo caso, é só permutar os algarismos (considerando a repetição do 0), pegar o resultado e elevar à 8 (porque são oito somas em cada tabuleiro 3x3x3...x3. Depois eu somei isso com 1, que é quando o quadriculado fica totalmente preenchido com algarismos iguais à 1. Mas essa solução tá errada porque a lógica que eu usei é totalmente errada, enfim eu tentei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você errou! se colocar os valores 1 em forma de X, as horizontais de baixo e a de cima vão somar 2, ou seja, valor par. Oque não vai dar nota 08 à esse quadradinho. O certa seria colocar os valores 1 em forma de + (cruz).

      Excluir
  4. 6. A. Essa tava na cara, se a distância fosse menor que 7 ou 8, o número de pulos seria igual à distância. Se fosse maior, era só aplicar a equação. 1. (sapo dos pulos de 1cm ou 7cm)- pulos= distância - 7 + 1. 2. (sapo dos pulos de 1cm ou 8cm) - pulos = distância -8+1.
    B. Bom gente, aqui era só encontrar o múltiplo comum de 8 e 7 entre 200 e 240. Como 56 é mínimo múltiplo comum deles, basta encontrar um múltiplo de 56 entre 200 e 240, 4x56= 224. Nesse caso o sapo de 7 cm dá exatamente 32 pulos e o de 8cm dá 28. Observem que se eu adicionar mais 7 cm à 224, o sapo de 7cm dará então 33 pulos, mas o de 8 terá que dar 28 + 7= 35 pulos. R= 224+7= 231. C. Não consegui responder (postem, por favor, fiquei muito curioso.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também coloquei isso nelas, achei a mais fácil da prova...

      Excluir
  5. Eu consegui fazer outras (não todas), mas não lembro dos valores e enunciados. Postem por favor, os que lembrarem.

    ResponderExcluir
  6. Resposta 01.

    A) 1080.

    B) Façamos o MMC (Minimo Múltiplo Comum) de 455. Assim obtemos os divisores 5,7 e 13. Tais divisores que correspondem às letra E, G e M. A pergunta diz para obter os "4" números que se multiplicados correspondem a 455, mais existem apenas "3" como foi dito acima. Então apenas multiplicamos esses números por "1" que corresponde a letra A. Assim temos as letras: E, G, M e A, tais letras correspondem a palavra "MEGA".

    C) Não existem uma palavra correspondente a 2013, porque 13 é primo.

    Essas foram minhas respostas para questão 01. (Sou CDF)

    ResponderExcluir
  7. eu nao consegui a quarta pesoal expiquem ai

    ResponderExcluir
  8. 1a= eu coloquei 1080
    1b= eu fatorei , e achei 5,7 e 13, e como era quatro letras eu pus o 1 tambem, e a palavra foi GEMA.
    1c= porque no primeiro estagio da fatoração deu 671, que eu creio que é primo

    6= 231

    ResponderExcluir
  9. Gente eu fiz a de nível de 3
    E o que me lembro é a questao dos grilos
    Na letra A tinha que completar a tabela com o numero de pulos que cada grilo dava em cada distancia
    Na letra B tinha que achar uma distancia entre 200 e 240 em que o grilo que dava menos pulo, pulasse menos que o outro grilo que pulava mais entao eu coloquei 217!

    ResponderExcluir
  10. NIVEL 2 DA SEGUNDA FASE DA OBMEP

    ai algumas

    1)a)1080
    b)GEMA ou MEGA
    3)a)37
    3)b)21
    5)a)5
    6)b)231

    ResponderExcluir
  11. como ficou a questão 5(de probabilidade) de vocês? nivel 3

    ResponderExcluir
  12. A minha número 5 de probabilidades ficou
    5)a) 1/3
    b) 3/8
    c) 3/8
    Espero que esteja certo.
    Como ficaram suas respostas da questão 5 e 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão 5 a eu coloquei 1/2 e não 1/3 como havia dito

      Excluir
  13. Pessoal postem as respostas da prova nível 3

    ResponderExcluir
  14. Acho que me saí bem, fiz em torno de 50 porcento da prova ..... Alguma chance de ganhar pelo menos bronze?

    ResponderExcluir
  15. Eu nao lembro muito bem mas tinha uma questão que era muito dificil q eu nunca tinha estudado
    Boa Sorte para vcs no resultado!
    ;)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião